O que é estoque mínimo ou de segurança?
Como o próprio nome já diz, o estoque mínimo é a quantidade mínima de mercadorias que um negócio precisa ter para atender a demanda normal e também possíveis atrasos dos fornecedores na reposição de estoque.
Vários nichos de empresas adotam essa metodologia justamente por trazer mais segurança para o estoque, mas é preciso fazer os devidos cálculos para entender como o seu negócio poderia adotar o método e quantos produtos são necessários para compor este estoque mínimo. Este tipo de controle é fundamental para a boa operação do seu negócio e gestão adequada do estoque, para que não sobrem e nem faltem insumos ou mercadorias para revenda.
Portanto, vamos entender mais sobre a importância e vantagens deste método.
Qual a importância do estoque mínimo?
O estoque mínimo indica basicamente a quantidade mínima de segurança dos produtos necessários para o funcionamento integral da empresa, levando em consideração também os picos de vendas.
Ele é essencial para manter a efetiva logística do estoque, possibilitando a compra de produtos no tempo certo para que nada se perca ou falte no estoque, sem imprevistos. Desta forma você se certifica que não irão faltar produtos, garantindo a satisfação do seu consumidor e assegurando as vendas do produto enquanto a nova leva de estoque chega.
Vale salientar também que, quando a empresa atinge o estoque mínimo, isto significa que é necessário fazer um novo pedido ao fornecedor, pois o estoque irá durar apenas o período de tempo que as novas mercadorias irão chegar, podendo haver uma pequena margem de erro devido a eventos externos não controláveis por sua empresa.
Vantagens e desvantagens do estoque mínimo
Muitas empresas adotam este método como forma de operar seu estoque na íntegra, sem excessos, e esta pode ser uma boa solução para quem quer conter custos, evitar estoque em excesso e principalmente rupturas, que se transformarão em vendas perdidas.
Apesar de tudo, existem vantagens e desvantagens de utilizar o método do estoque mínimo e ele pode não fazer sentido para todas as empresas. Por isso iremos listar quais os benefícios e possíveis problemas de trabalhar desta forma.
Desvantagens
- Por fazer um pedido menor de produtos com os fornecedores, o poder de negociação com eles pode ser prejudicado;
Vantagens
- Será necessário ter um controle diário do estoque, para não correr o risco de ficar sem produtos;
- Ajuda a reduzir os custos, pois a estrutura e logística interna será menor, até mesmo de funcionários;
- Evita desperdícios e produtos sem giro;
- Mais controle do gerenciamento de estoque, já que é necessária muita atenção;
Como calcular o estoque mínimo?
Primeiramente, para saber exatamente qual seria o estoque mínimo necessário para sua empresa, é preciso ter dados detalhados de tudo que o negócio vende, produz, utiliza e possui em estoque atualmente, além de ter dados sobre quais são os picos de venda anuais.
Levando tudo isso em consideração, você pode calcular o estoque mínimo da seguinte forma:
- Consumo médio diário = Consumo de produtos em um certo período / Quantidade de dias do período considerado;
- Estoque mínimo = Consumo médio diário x Tempo de reposição.
Vamos ver um exemplo na prática.
Supondo que a empresa vendeu 100 unidades de um produto X em 10 dias, nesse caso o consumo médio será de 10 itens. Afinal, Consumo médio diário = 100 produtos / 10 dias, resultando no consumo médio de 10 itens por dia. Considerando que o tempo de reposição do fornecedor é de 3 dias, o estoque mínimo seria 30 itens. Afinal, estoque mínimo = 10 x 3. Logo, estoque mínimo = 30.
Em épocas de picos de venda você pode adicionar um percentual a mais de margem de segurança na quantidade de produtos do seu estoque mínimo, para que não corra o risco de faltar produtos.
Este método, apesar de simples, requer bastante planejamento, controle interno do estoque e dos números da empresa para funcionar corretamente.
Esperamos que este assunto tenha sido útil para você e possa contar com a nossa ajuda para implementar estas e outras metodologias de gestão de estoque e gestão financeira no seu empreendimento. Basta entrar em contato conosco!