Ter uma reserva financeira para emergências e oportunidades é essencial para qualquer empresa, pois sempre podem surgir imprevistos como recessão econômica, períodos de baixas vendas, equipamentos que se quebram inesperadamente ou mesmo pode surgir uma grande oportunidade imperdível para sua empresa e a reserva será um grande trunfo para conseguir negociar e aproveitar estas oportunidades.

 

O que é uma reserva financeira?

A reserva financeira consiste em um certo valor em dinheiro que deve ser guardado para situações de emergência. Este dinheiro não deve ser usado no dia a dia da empresa, pelo contrário, serve para lidar com gastos que não estejam previstos no seu orçamento quando o negócio não consegue arcar com esses problemas de outra forma.

 

Vamos ilustrar uma situação como exemplo, para ficar mais claro. Supondo que você possui um supermercado e um grande concorrente abre uma unidade próximo da sua, fazendo com que haja uma grande perda de clientes. Simultaneamente a isto, um equipamento muito caro e importante para a conservação dos alimentos apresenta defeito e você precisará comprar outro em seu lugar, mas com o caixa defasado as contas não batem.

 

Com uma reserva de emergência será possível comprar o outro equipamento e manter a operação da empresa enquanto busca estratégias para conquistar os clientes de volta, mas se não houver dinheiro disponível talvez seja necessário optar por outros meios para lidar com esse imprevisto e talvez isso se torne um problema maior que era ao início.

 

Benefícios da reserva financeira

 

Além de ser importante para lidar com imprevistos e com períodos de baixas vendas, caso seu negócio seja muito sazonal, a reserva financeira empresarial trás mais tranquilidade e estabilidade da empresa, pois você sabe que não precisa recorrer a um empréstimo assim que um problema surgir.

 

Ela também pode ser usada para financiar oportunidades únicas para a empresa, como, por exemplo, o dono do imóvel em que sua empresa está localizado decide vendê-lo por um preço muito bom. Caso você não possua caixa suficiente, a reserva pode ajudar a complementar uma entrada e diminuir a quantidade de juros em um possível financiamento do resto do valor.

 

Em que situações fazer uso da reserva financeira?

 

Cada situação é única, por isso muitos fatores devem ser avaliados antes de decidir utilizar a reserva, mas em geral é preciso pensar: É necessário para que o negócio sobreviva? É uma oferta única e que vai beneficiar a empresa em longo prazo? Posso resolver este problema com os recursos já disponíveis na empresa? A empresa vai melhorar com esta decisão?

 

O mais importante é sempre lembrar que após utilizar o valor da reserva é preciso fazer um planejamento para repor este dinheiro e sempre tê-lo disponível.

Agora que você já entendeu quais os benefícios de ter uma reserva financeira, busque ajuda especializada para conseguir montar a sua e levar mais estabilidade para a sua empresa. Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

×