Observar os indicadores financeiros é a melhor forma de entender a trajetória do seu negócio. Eles são a fonte mais isenta e objetiva de opiniões necessárias para a tomada de decisão. A partir dos indicadores você entende o crescimento, os custos, a rentabilidade e muitos outros aspectos fundamentais para uma avaliação completa da saúde da empresa.
O que são indicadores financeiros?
Indicadores financeiros são métricas que avaliam alguns aspectos específicos do desempenho financeiro do seu negócio. Esses dados são importantes para guiar as decisões de uma empresa ou elaborar planos de ações, sempre buscando um caminho mais rentável, seguro e auto sustentável.
No financeiro de um negócio não é possível tomar decisões baseando-se apenas na intuição ou em achismos, é preciso ter informações precisas e confiáveis para reduzir riscos, é para isso que servem os indicadores financeiros ou KPIs. Esses dados são, por exemplo, o ticket médio, fluxo de caixa, faturamento, margem de contribuição, etc. Entretanto, falaremos de alguns indicadores mais elaborados, vamos conhecer 5 deles que são muito importantes e que todo empresário deveria analisar em sua empresa.
- Retorno sobre investimento (ROI)
Por meio desse indicador é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado. Ele demonstra o potencial de geração de lucros, revela quanto de lucro líquido a empresa obteve e pode ser aplicado até para entender a viabilidade de novos negócios, com base em dados já existentes.
Para calcular o ROI, a fórmula é a seguinte:
ROI = (Receita – Custo) ÷ Custo Inicial
- Margem líquida
Este indicador diz muito sobre os processos organizacionais da empresa. A margem líquida é o resultado da divisão dos lucros da empresa pela receita após todos os impostos serem reduzidos, ou seja, é o líquido das vendas no período analisado. Os dados deste indicador são importantes para tomadas de decisões futuras, pois avaliam quanto a empresa lucra em cada real vendido.
A partir dele pode-se entender o desempenho do negócio e verificar se a empresa está crescendo e lucrando bem ou se existe algum tipo de problema em sua operação.
Ela pode ser pela seguinte fórmula:
Margem Líquida = (Lucro Líquido ÷ Vendas) x 100
- EBITDA
EBITDA significa, em inglês, “Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization” (em português significa Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização). Esse indicador é utilizado para descobrir o potencial de geração de caixa, a performance operacional e a eficiência ao longo dos anos das empresas.
Serve também para avaliar o desempenho de empresas sem considerar os empréstimos contratados, impostos, comprometimentos não operacionais dentre outros pontos. Ou seja, com ele é possível mensurar o potencial de lucratividade de uma empresa desconsiderando seus débitos. Dessa forma, o indicador permite que investidores interessados verifiquem a real eficiência da empresa e quanto sua operação poderia lucrar em longo prazo, após a organização das contas.
O indicador é calculado através da fórmula:
EBITDA = Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações
- Capital de Giro
Capital de Giro é o valor que a empresa precisa para operar. Para entender melhor como ele funciona, é preciso estar familiarizado com os conceitos do Ciclo Operacional e do Ciclo Financeiro de uma empresa.
De maneira simplificada, o ciclo operacional é o intervalo de tempo gasto na execução de todos os processos da empresa até o recebimento de suas vendas, como a compra de matéria prima, pagamento dos fornecedores, a estocagem, a produção, a venda e o recebimento das vendas. Já o ciclo financeiro é o intervalo de tempo entre os eventos financeiros que aconteceram no ciclo operacional da empresa.
A fórmula para calcular o capital de giro é:
Capital de Giro = Ativo Circulante (Investimentos) – Passivo Circulante (Fonte de recursos)
- Break even point
O ponto de equilíbrio, ou break even point, é o indicador que analisa o equilíbrio financeiro de uma organização. Nele a receita líquida se iguala aos custos e despesas em um mesmo período de tempo, ou seja, não há lucro líquido, mas também não há prejuízo. Com esse dado é possível saber qual o faturamento mínimo que se deve ter para que a empresa consiga cobrir seus gastos. Esse indicador serve mais como referência para projeção temporal, afinal o objetivo da empresa é sempre dar lucro.
Para calcular esse indicador, basta utilizar a seguinte fórmula:
Ponto de equilíbrio = Custos e despesas fixas ÷ Margem de contribuição
Como aplicar os indicadores financeiros na gestão do meu negócio?
Agora que você já conhece alguns dos principais indicadores financeiros, é importante seguir alguns passos para otimizar a gestão e fazer uma avaliação periódica para acompanhar o desempenho da empresa.
Primeiramente, defina de quanto em quanto tempo você irá fazer essa avaliação (mensal, bimestral ou trimestral). Depois analise os dados em conjunto com sua equipe, identifique problemas e proponha planos de ação para solucionar os gargalos financeiros. Monitore os resultados do plano de ação para analisar se está funcionando como esperado e faça os próximos ajustes necessários até encontrar a solução definitiva.
Conclusão
Os relatórios com indicadores financeiros oferecem uma visão mais clara e profunda da empresa, além de revelarem quais os melhores caminhos a serem tomados. Informações como estes dados são valiosos para qualquer empresa que deseje crescer e prosperar com mais segurança e previsibilidade.
A gestão financeira exige um olhar estratégico e atento aos detalhes. Conte com a GF3 para consolidar e expandir a sua empresa com auxílio de uma equipe especializada e com experiência de mercado. Entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre nossos serviços!