O capital de giro é o dinheiro que você precisa ter para manter o caixa da empresa e o funcionamento do negócio ativos. Ele serve para cobrir a continuidade das operações financeiras de curto prazo (pagamento de fornecedores, despesas de maneira geral, folha de pagamento, etc..) enquanto o dinheiro das vendas vai entrando no caixa ao longo do mês.

Ele é essencial para que a empresa possua estabilidade, sem ele não é possível manter a operação ativa, já que ele sustenta o ciclo financeiro da empresa desde o seu início até o final. Para que ele funcione bem e supra todas as necessidades da empresa, algumas boas práticas são recomendadas, confira abaixo:

 

Planejamento

Fazer um planejamento financeiro detalhado é essencial para que o seu capital de giro seja compatível com as necessidades do negócio. Considere cenários de curto, médio e longo prazo. Entenda bem o ciclo financeiro da sua empresa e anote todas as operações financeiras, construindo inclusive uma reserva para emergências.

 

Negocie com fornecedores

Qualquer empresa precisa estar sempre buscando formas de encontrar boas oportunidades com seus fornecedores, negociando preços e formas de pagamento. Assim você reduz a necessidade de capital de giro para conseguir pagá-los.

 

Gerenciamento de estoque

Muitos empreendedores esquecem que o estoque é equivalente ao dinheiro do negócio parado. Estoque grande e sem boa rotatividade é sinal de investimento ruim do capital do negócio e, se seus produtos não giram, você está perdendo dinheiro.

 

Por isso pense bem antes de realizar compras muito grandes pensando apenas no desconto dos fornecedores para quantidades enormes, sua empresa realmente tem como estocar todos estes produtos? Como estão as validades deles? O produto tem saída rápida? Talvez seja mais interessante comprar menos, por um preço maior e negociando de outras formas, que fazendo um estoque imenso que deixa o dinheiro parado.

 

Fluxo de caixa

Esteja atento ao seu fluxo de caixa. Quantas contas você tem a receber? Quais os prazos de recebimento? Corte gastos desnecessários e acompanhe de perto todas as movimentações financeiras da empresa nas entradas e saídas diárias.

 

O Capital de giro é uma parte essencial da sua operação financeira que merece bastante atenção. Se sua empresa possui dificuldade com este e outros aspectos da gestão financeira do negócio, entre em contato conosco e iremos te ajudar a solucionar estes problemas!

×