A inadimplência é um problema comum para muitas empresas, especialmente agora que 22% dos brasileiros estão com mais da metade dos rendimentos comprometidos com dívidas, segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Para evitar que este problema atinja a sua empresa e traga prejuízos financeiros, existem alguns passos que vão evitar a inadimplência.

 

1 – Documente todas as vendas.

Não importa quem é o seu cliente, pode ser um amigo de longa data ou um desconhecido, todas as vendas precisam ser documentadas, especialmente em prestação de serviços. Faça um contrato, tenha provas de que a transação financeira foi feita. Informalidade só vai prejudicar seu negócio e sem provas é  impossível cobrar a dívida.

 

2 – Incentive o pagamento à vista ou em cartão de crédito.

Esta medida preventiva vai garantir mais segurança para o seu negócio. O melhor dos cenários é o pagamento à vista ou no cartão, seja débito ou crédito. O crediário ainda é muito comum, mas não é recomendável por ser um grande facilitador da inadimplência. Para incentivar o pagamento a vista ofereça vantagens como descontos ou bônus para seus clientes.

 

3 – Permita que ele escolha a data de pagamento e avise sobre o vencimento do pagamento.

 Ofereça opções de datas para o cliente escolher em qual dia pagar. Por exemplo, selecione entre 2 e 3 datas possíveis para pagamento. Assim, o cliente pode escolher a melhor data de acordo com o ciclo financeiro delas. Outro ponto importante é avisar sobre a data de vencimento, pois muitas vezes acontece de o cliente não pagar por simplesmente não lembrar da dívida. Por isso é fundamental avisar sobre o vencimento alguns dias antes, assim o cliente fica ciente da data.

 

Este seria o passo a passo para prevenção da inadimplência, mas e nos casos em que o cliente já está devendo? Te ensinaremos outras duas ações simples para saber como agir com os já inadimplentes. Confira abaixo:

 

1- Cuidado na hora de cobrar.

Uma abordagem amigável é sempre a melhor opção, mesmo sabendo que a empresa está no seu direito alguns clientes podem reagir mal e se sentirem ofendidos pela cobrança. Seja respeitoso e objetivo, converse com ele tranquilamente. Jamais ameace ou constranja o cliente, pois isso pode inclusive fazer com que ele deliberadamente não pague.

 

2 – Renegocie

Ao conversar com o cliente, ofereça a opção de renegociar a dívida. Pode ser com um prazo maior ou com parcelas menores… Neste momento, qualquer dinheiro recebido é melhor que nenhum, por isso veja com o cliente como seria possível ele pagar a dívida de forma tranquila para ambas as partes.

 

Para que sua empresa não sofra com inadimplência e outros problemas financeiros, contrate uma consultoria financeira para mapear todos os seus processos, identificar as falhas de gestão e elevar a lucratividade, previsibilidade e segurança do seu negócio. Para falar com um de nossos consultores entre em contato conosco!

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