O plano de negócios é ferramenta fundamental para o crescimento e estruturação adequada de uma empresa. Ele serve para analisar diversas áreas da organização e elaborar ações que auxiliem no crescimento ou mesmo na implementação de uma nova empresa. Este documento organiza os objetivos da empresa, quais os próximos passos, os possíveis riscos e antecipar problemas para que o gestor possa criar uma estratégia para solucioná-los antecipadamente, evoluindo a empresa em um menor espaço de tempo.

Com esta ferramenta, você irá definir o passo a passo para atingir os objetivos da empresa e quais ações irá tomar para que isso ocorra com sucesso, trazendo mais segurança nas tomadas de decisões e direcionamento para as metas de cada etapa. Além disso, o plano de negócios não é um documento definitivo, ele pode ser ajustado conforme as necessidades do negócio, se adequando ao momento atual da empresa.

 

Porque criar um plano?

A resposta para essa pergunta é muito simples: o plano de negócio trás segurança e clareza. Não é incomum empreendedores se apaixonarem tanto por suas empresas que não enxergam os problemas que ela possui, não se preocupando em fazer uma avaliação concreta dela. Por isso, o plano de negócios vai, de fato, determinar se sua ideia é viável, quais os prazos, perspectivas e possibilidades para cada negócio com base em dados, pesquisas e uma visão mais realista do mercado.

Essa é a principal razão para criar uma avaliação documentada tão completa, que vai desde a missão e diferencial da empresa, passando por estudo de mercado e investimentos até chegar em pontos específicos sobre sua operação.

 

Como elaborar um plano de negócios?

Um bom plano de negócios contempla 6 etapas: o sumário executivo, a análise de mercado, o plano financeiro, a simulação de cenários, o plano operacional e a análise do plano.

  • Sumário executivo

O sumário executivo é a primeira parte do Plano de Negócio e resumo das informações mais importantes sobre a empresa. É fundamental que seja ele claro e objetivo e, dentre outras coisas, deve incluir:

  • O que a empresa faz, para quem ela vende e quais seus diferenciais;
  • Perfil das pessoas envolvidas na empresa (empreendedores e funcionários);
  • Quais os produtos, serviços e benefícios que eles oferecem;
  • Quem são os clientes da sua empresa;
  • Metas e visão de negócio;
  • Qual o enquadramento tributário;

  • Análise de mercado

A análise de mercado é essencial para entender melhor qual o mercado a empresa está inserida, através de dados e pesquisas você poderá desenvolver estratégias que permitam se destacar e crescer. 

  • Análise de concorrentes;
  • Estudo de público-alvo;
  • Pesquisa de fornecedores;
  • Qual a posição do negócio dentro desse mercado;
  • Visão geral do cenário competitivo;

  • Plano financeiro

Esta é a etapa crucial para estudar a viabilidade de abertura, manutenção ou expansão do negócio. Sua ideia pode ser incrível, mas se não houver estrutura financeira infelizmente estará fadada ao fracasso. Por isso o plano financeiro é tão essencial, nele deve conter informações detalhadas sobre o desenvolvimento financeiro da empresa, a depender de seu porte e estágio de vida. Alguns dos dados mais importantes são:

  • Demonstração de resultado;
  • Balanço patrimonial;
  • Demonstrativo do fluxo de caixa;
  • Projeções financeiras;
  • Investimento total;
  • Capital de giro necessário;
  • Indicadores de viabilidade;
  • Ponto de equilíbrio;
  • Lucratividade;
  • Rentabilidade;
  • Prazo de retorno do investimento;

  •  Simulação de cenários

Simular cenários e antecipar possíveis problemas auxilia na rápida tomada de decisão, aumentando as chances da empresa se manter firme em momentos difíceis ou mesmo saber identificar e aproveitar grandes oportunidades, nesta parte do plano deve constar:

  • Antecipação a problemas;
  • Cenários alternativos;
  • Planejamento de cenário base;

  • Plano operacional

O plano operacional descreve como o negócio funciona no dia a dia e quais os passos necessários para que as metas sejam alcançadas. Nesta etapa é preciso estar descrito:

  • Quanto eu consigo vender em um determinado período?
  • Quais ações precisam ser executadas para que as metas sejam atingidas
  • Quem vai executar cada uma das ações designadas
  • Em qual período de tempo essas metas precisam ser batidas
  • Quais devem ser os processos internos da organização

  • Avaliação do plano

Por fim, avalie o plano como um todo. Confira se todas as informações estão alinhadas e, ao decorrer do tempo, revisite o plano de negócios para ver se as análises e relatórios ainda fazem sentido ou precisam ser atualizados. Veja se há melhores alternativas, acrescente seus insights e esteja constantemente buscando evoluir seu plano e seu negócio.

 

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