O que você está esperando para realmente se dedicar a melhorar as finanças da sua empresa e se organizar de vez? Falta de tempo? Não gosta de lidar com números? Esses são os problemas mais comuns de inúmeros empreendedores que não conseguem estruturar o caixa da forma correta. Se você é uma dessas pessoas, contratar uma empresa especializada em gestão financeira é a melhor solução. Confira abaixo porque você deveria contratar uma consultoria financeira para te ajudar a crescer o seu negócio:
Segundo a pesquisa Sobrevivência de Empresas, realizada em 2020 pelo Sebrae com base em dados da Receita Federal, essas são o segundo tipo de empresa que mais fecha no Brasil, ficando atrás apenas do MEI, que possui uma taxa de mortalidade de quase 30%.
Grande parte da causa da falência de empresas brasileiras é justamente por falta de gestão financeira. De acordo com dados do IBGE, 48% das empresas brasileiras que fecharam em até 3 anos tiveram como causa da falência problemas de gestão financeira. Ou seja, a falta de compromisso com as finanças de um negócio é a maior causa de falência no Brasil.
Desde a análise de mercado para abertura de um negócio até o estudo da estrutura financeira da empresa para expansão de novas unidades precisa ter acompanhamento, estudo e muita confiabilidade em dados para que o pior não aconteça e o negócio venha a falir por má gestão.
Esta é a principal razão do acompanhamento financeiro ser tão essencial para a saúde empresarial, pois é a melhor forma de garantir que todas as decisões tomadas são as melhores possíveis, evitando a perda de oportunidades de crescimento e a perda de tempo e dinheiro dos empresários.
3 Benefícios de contratar uma empresa especializada
Podemos ainda citar outros benefícios de contratar uma empresa especializada para te auxiliar na gestão:
- Não há vínculo empregatício entre você e a empresa de gestão: Você terá uma equipe completa, com anos de experiência no mercado dedicada a te ajudar sem se preocupar com encargos trabalhistas.
- Sua empresa mais organizada e lucrativa: Com uma equipe especializada ao seu lado, você não precisará se preocupar em aprender todos os detalhes de conceitos financeiros e administrativos para gerir o financeiro da empresa. A equipe te ajudará com tudo que for necessário e apresentará relatórios e as melhores opções para que você decida sobre a empresa com mais segurança, organização e amparo técnico.
- Mais tempo para você se dedicar a outras atividades do negócio: Por fim, você terá mais tempo para as outras atividades da empresa, lidar com os problemas diários, reuniões, fornecedores, processos internos e muito mais.
Como saber se está na hora de começar a fazer a gestão financeira?
A gestão financeira deve ser iniciada no momento em que você abre um CNPJ. Não são apenas as grandes empresas que precisam cuidar do financeiro, um negócio sério se preocupa com seus planos, objetivos e crescimento. Se você quer atingir os objetivos abaixo, a consultoria financeira é para você:
- ter um negócio lucrativo
- trabalhar menos
- ter menos dor de cabeça com as contas
- ver resultados reais na empresa
- ter clientes satisfeitos
Se nenhum desses pontos acima é relevante para você, então a gestão financeira não é uma necessidade para o seu negócio.
Consultoria financeira é caro?
Outra questão é que muitos empreendedores até tem vontade de contratar uma consultoria financeira, mas acham que o serviço é “caro”. Entretanto, nós podemos provar para você que a consultoria financeira não é cara, é um investimento que se paga.
Vamos a um exemplo hipotético, mas bastante didático.
João vende frutas e legumes em sua quitanda, e percebeu que suas vendas não cobrem os custos (pois ele não conhece os custos reais, mas sente a falta do “dinheiro” todos os meses). Ele também não sabe a quantidade certa de suas compras junto a seus fornecedores (pois não tem controle dos registros das informações e não acompanha o giro dos produtos), resultando em muitas perdas e num prejuízo de R$1.000,00 por mês apenas em avarias.
Para aprender corretamente a gerir as finanças da sua empresa, seria necessário contratar uma consultoria num valor aproximado de R$2.000,00. Inicialmente esse valor pode parecer alto para João, mas nessa situação, o que seria melhor: João continuar operando com um fluxo de caixa negativo e aportando dinheiro de empréstimos todos os meses (aumentando o endividamento e prestações), ou investir em uma consultoria por 6 meses em que o ajudaria a gerir o fluxo financeiro do seu negócio e adequar suas compras corretamente e ainda conseguir a lucratividade adequada, e ainda, ter a certeza de que futuramente se livraria dos empréstimos e do custo alto de avarias?
A consultoria financeira é um investimento de longo prazo que qualquer negócio saudável e sustentável precisa investir em algum momento. Conte com ajuda especializada para fazer sua empresa crescer cada vez mais, entre em contato conosco!